domingo, 29 de julho de 2012

Achado Não É Roubado Quem Perdeu Foi Relaxado

     Existem alguns objetos cuja posse é indefinida:  o dono é quem pega primeiro.  Dois exemplos disso são o guarda-chuva e a caneta.  Pode ser que existam outros, porém, esses para mim são marcantes por dois fatos que me vieram à lembrança.
     O  primeiro desses fatos, relacionado ao guarda-chuva, cabe uma explicação: já perdi muitos guarda-chuvas "made in china, taiwan, paraguai" ou coisa que o valha, mas o objeto desta narrativa é um senhor guarda-chuva, automático, comprado na Casa Vesúvio.  Portanto, motivo de extremo cuidado.  Quem conhece a qualidade sabe do que eu estou falando.
     Por mais atentos que sejamos, o descuido se apresenta em alguns momentos e, no meu caso, aconteceu numa ida ao sanitário, no local de trabalho quando, por não ter onde colocar o guarda-chuva deixei-o pendurado na porta e, ao sair de lá em direção à minha sala imediatamente me dei conta do esquecimento.  Quando retornei, meu guarda-chuva já estava, com certeza, em outras mãos, abrigando um novo dono e  me desencorajando a investir tanto em um objeto tão infiel que aceita qualquer mão que lhe oferecem.
     O segundo objeto, mais sem vergonha: é a caneta, que passa de mão em mão sem o menor pudor.  Pelo fato de trabalhar em um setor de expedição, cuja necessidade da caneta era constante e o sumiço dela também, utilizei um artifício pensando em por um fim nessas ocorrências.
     A localização da minha sala era próxima à recepção e ao hall dos elevadores e, um colega, de saída para atender a um cliente me pediu emprestada uma caneta Bic para fazer uma anotação rápida.  Ao ouvir a voz do ascensorista, anunciando: - "desce!", meteu-se no elevador levando a infiel consigo.
     No dia seguinte, substituída a caneta Bic por outra igual, voltei à minha rotina (se fosse uma Mont Blanc eu teria entrado em depressão, talvez nem fosse trabalhar) . De repente, uma caneta foi jogada em minha mesa e, fingindo indignação, o colega que havia levado a caneta, disse:
     - Pode ficar com a sua caneta.  Por causa dela eu passei a maior vergonha com um cliente.  Disfarçando, perguntei:
     - Como assim?
     Ele explicou: - Quando saí daqui, na minha pressa, coloquei a caneta no bolso do meu paletó para depois te devolver.  Chegando ao cliente, um funcionário conhecido me pediu uma caneta emprestada para fazer uma anotação, ao pegar na caneta olhou-a e disse:
     - Tá roubando caneta dos outros?  Toma vergonha, cara!
     - Essa foi a vergonha que eu passei por sua causa, seu sacana, finalizou meu colega, sorrindo e retirando-se da sala.
     Depois que ele saiu eu fiquei olhando com ar de triunfo para a caneta, devolvida graças a um pequeno truque meu: dentro do tubo transparente da caneta, enrolado na carga, eu tinha colocado um papel branco com a seguinte inscrição:
     "Disfarce e devolva, esta caneta é do Paulinho".

Autor do texto: Paulo Roberto Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alma Verdadeira

Se pareço Para uns, alegre Para outros, triste Para uns, fraco Para outros, agressivo Para uns, falso Para outros, sincero Para uns...