Vai chover hoje?

Saindo de casa para o trabalho, olho para cima e vejo o céu carregado de nuvens, o que me leva a calcular que, em vinte e cinco minutos, chegarei ao destino – trajeto a pé que faço diariamente – sem necessidade do guarda-chuva.
Assim faço e, como ando ligeiro, sigo despreocupado.  Já estava próximo de chegar quando percebi o cenário: até então, meu trajeto contava com abrigos que me protegeriam da chuva iminente... ali, não!
Não, não começou com respingos. Veio como um balde d’água de uma vez só, encharcando-me na hora, sem que eu tivesse oportunidade de correr. Continuei resignado, encharcado e revoltado até chegar ao local de trabalho, uma fábrica, e entrando no meu setor fui recebido pelos colegas com um coro de risadas, sendo que um deles se jogou ao chão, enfatizando ainda mais o ridículo da minha situação.  Esse colega providenciou um uniforme e botinas na CIPA para que minhas roupas secassem e, ao final do dia, eu pudesse voltar seco para casa.
Desde então, passei a carregar um guarda-chuva na mochila. Mas qual é, afinal, a segurança que ele garante?
Nenhuma!  Anos depois em outro emprego, a história de um colega confirmou isso.
Ele contou que, após visitar um cliente, chegou à estação Largo da Carioca do metrô debaixo de muita chuva. Na saída, uma multidão esperava a tempestade diminuir.  Pedindo passagem entre as demais pessoas e, com ar superior, tirou seu guarda-chuva automático da bolsa, apontou para a frente, apertando a trava de segurança e assistiu o guarda-chuva "voando" para a rua, restando só o cabo em sua mão e a vergonha diante da platéia.
Agora pergunto: vai chover hoje?

Autor do texto: Paulo Nascimento


Uma pausa para os comerciais...

Sou afiliado Magalu, Mercado Livre e Shopee. Vamos fazer boas compras juntos? Fale comigo:

(21)98519-7011

Parte das vendas é direcionada para a ONG Joinha Mundo Azul.  





Comentários

  1. Vc sempre nos surpreendendo com suas escritas. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Experiências e mais experiências. As vezes e nem sempre a precaução é tudo, mas é sempre bom andar prevenido. Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  3. Pelo sim pelo não; vou levar meu gurada-chuva made in China, só não sei se ele vai aguentar a chuva brasileira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seus comentários e compartilhamento são sempre bem-vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Equipamentos melindrosos (republicado)

O inusitado final do ano de 1976