segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aos Mestres com Carinho

    Hoje, nesse dia tão especial de homenagem ao Dia do Professor, ouvindo o comentário de Mario Sergio Cortella, na Rádio CBN, sobre a valorização da atividade docente, me veio a lembrança dos meus mestres, desde a Maria Eduarda e Dedé, na minha infância - quando me alfabetizaram antes que eu frequentasse a escola regular, até os meus mestres da Escola Arthur Ramos e Colégio Jockey Club, na Gávea.  Lembro alguns nomes como a Vó Julieta, a diretora, com seus cabelos grisalhos e sempre muito bem arrumados e seu jeitinho de vovó, vovó mesmo, ao lidar com os pequeninos.  As professoras, todas chamadas de Tia, de quem me recordo são: Maria Lúcia, Sonia Campagnac, Marília, Minalda, Marilena e me incomoda o fato de não lembrar de outros nomes, o meu senso de justiça foi traído pela perda de parte dessa memória.
    Trago comigo um carinho muito especial ao lembrar de suas lições, tanto as acadêmicas quanto aquelas que nos deram segurança no crescimento como seres humanos no dia a dia, complementando a educação que já trazíamos de casa.
     Entre os meus guardados tenho uma foto da minha Segunda Série na Escola Jockey Club que me ajuda a relembrar dos meus colegas da época e de quanto foi boa a minha experiência estudantil no Primário.
     Aos mestres, todos eles, reconhecendo-os como verdadeiros Dom Quixote de La Mancha a combaterem moinhos de vento nessa falta de estrutura em que convivem, rendo as minhas homenagens.

Autor do texto: Paulo Nascimento.


Ouça o texto baixado em: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mario-sergio-cortella/2012/10/15/A-VALORIZACAO-DA-ATIVIDADE-DOCENTE.htm





 Foto da minha Segunda Série Primária.  Arquivo pessoal.

Tenho  saudade dessa turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alma Verdadeira

Se pareço Para uns, alegre Para outros, triste Para uns, fraco Para outros, agressivo Para uns, falso Para outros, sincero Para uns...