sábado, 29 de setembro de 2012

Recordando um grande herói da luta livre

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, faleceu Mario Marino, conhecido como Ted Boy Marino, um dos astros do telecath brasileiro na década de 1960.


Nascido na Calábria, região da Itália, em 18 de outubro de 1939, aos 12 anos foi para Buenos Aires, no porão de um navio, junto com os pais e cinco irmãos. Em 1965, chegou ao Brasil, sendo contratado pela antiga TV Excelsior que exibia um programa de Telecatch, onde ele passou a se apresentar e posteriormente o programa passou a ser exibido na TV Globo, sendo um dos programas líderes de audiência na década de 60.

Ainda criança, lembro-me bem das lutas muito bem encenadas, onde tudo era válido em nome do espetáculo lúdico do confronto entre o bem e o mal, quando ao final de tudo, mesmo tendo os lutadores malvados utilizado suas artimanhas e seus golpes sujos: mordida, dedo nos olhos, esfregar limão nos olhos, etc..., a vitória do bem era certa para o delírio dos espectadores – que faziam parte da encenação – e os telespectadores, muitos com a convicção de que tudo aquilo era verdadeiro e escolhendo alguns daqueles lutadores como seus heróis.

Ted Boy Marino era um galã loiro e um ícone da época, recebendo milhares de cartas por semana dos seus fãs. Dentre muitos outros, vale destacar alguns dos reis do ringue que dividiam a cena com Ted Boy: Tigre Paraguaio, Leopardo, Mongol, Verdugo, Tony Videla e Rasputin Barba Vermelha.

Eram tempos difíceis de ditadura e o nosso refúgio era aquela encenação onde habilidosos lutadores até se machucavam na execução dos movimentos previamente treinados, embora não tivessem o objetivo de machucar ninguém. Hoje, as lutas apresentadas na televisão demonstram uma violência fora do comum, talvez significativa de que os tempos mudaram... ou mudamos nós?


Descanse em paz, Ted Boy Marino.

Leia mais em Não estamos no Coliseu



Autor do texto: Paulo Roberto Nascimento.
Vídeo extraído do You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alma Verdadeira

Se pareço Para uns, alegre Para outros, triste Para uns, fraco Para outros, agressivo Para uns, falso Para outros, sincero Para uns...